RA MORADIA UNIFAMILIAR

RA MORADIA UNIFAMILIAR

O projeto de arquitetura da moradia RA, pretende garantir a reabilitação do edifício principal na sua plenitude e a transformação da ampliação existente, tendo em consideração que esta não apresenta caraterísticas arquitetónicas e estruturais que justifiquem a sua reabilitação.

O projeto desenvolve-se em dois momentos, a pré-existência (devidamente reabilitada) e a transformação da ampliação, através de um novo corpo com uma linguagem mais atual, criando uma vivência especial entre o logradouro a envolvente (serra da estrela) e a aldeia, no seu alçado principal (nascente).

O granito será o material que continuará a manter o seu destaque original, com a sua cobertura em telha cerâmica, harmonizado com painéis de madeira e o branco dos demais alçados. Pela necessidade de garantir luz natural no alçado posterior (poente), surgiu a claraboia na cobertura que garante a iluminação e ventilação natural para os espaços de circulação e cria um jogo de sombras e luz que se propaga por toda a moradia.

O edifício pela solução arquitetónica, apresenta uma imagem característica e pretende conciliar o clássico com o contemporâneo, fruto da implantação e dos alinhamentos existentes.

Cliente: Privado | Estado: Projeto Aprovado | Área de construção: 233 m²

 

Translate