Aço leve na construção sustentável
Casas em aço leve surgem como mais uma aposta na construção sustentável.
Neste tipo de construção recorre-se ao aço leve em vez de ferro e betão para a estrutura das construções. Esta técnica é mais segura do que uma estrutura tradicional onde o equilíbrio é garantido por barras de ferro, colocadas em pilares de cimento. Recorrendo a este método, LSF, a segurança advém do aço galvanizado, o que evita o cimento e que por isso torna a estrutura mais leve. Esta é distribuída por todo o perímetro da estrutura, tornando-a flexível e mais resistente a terramotos.
As estruturas são depois revestidas interior e exteriormente com vários materiais de alta qualidade e de produção industrial como por exemplo poliestireno expandido, fibras minerais, gesso cartonado ou lã de rocha. Este modo de construção proporciona um excelente isolamento térmico, amigo do ambiente e também do orçamento familiar.
Mais uma das vantagens que se consegue é uma diminuição no tempo de construção dado que é possível fazê-lo num prazo de dois meses.
Outra vantagem está relacionada com a manutenção pois se surgir um problema relacionado com algum cabo e ou com a canalização não é necessário destruir paredes. Identificado o problema, faz-se um corte no local é feita a reparação e volta-se a colocar a placa.
Os fabricantes destas casas asseguram que as habitações de aço possuem a mesma durabilidade igual ou superior às dos outros materiais mais convencionais.
Por causa das vantagens que oferece, o LSF é utilizado nos EUA, Canadá, Austrália, América do Sul, África do Sul, Japão, e em vários países europeus.
Fonte: gazetadascaldas.pt | © direitos reservados